domingo, 17 de janeiro de 2010

Interface e ferramentas de visualização

Neste tutorial você vai conhecer a interface e as ferramentas de visualização do Photoshop

Tela de abertura da versão CS1 do Photoshop. Disposição dos elementos igual à da versão CS2. Ao ser executado pela primeira vez, em ambientes operacionais  Windows ou em Mac OS-X, o Photoshop pode apresentar, ocasionalmente, uma tela de boas-vindas junto à caixa de ferramentas e aos painéis do lado direito.

A versão para Windows apresenta disposição semelhante à da Figura acima, com a tela de boas-vindas descartada da área de trabalho. Na versão para o Windows é apresentada em fundo cinza, ao passo que no Mac OS-X não há uma área de trabalho definida. Na Figura temos aberta a versão CS1 do programa no Mac OS-X, exibindo a disposição vazada e com o desktop visível. Na figura, também vemos a tela de boas-vindas.

Todas as operações adotadas nos procedimentos descritos neste livro podem ser executadas em versões do programa para o ambiente Windows e em computadores rodando o Mac OS-X; basta ao usuário certificar-se de pressionar as teclas de atalho correspondentes aos dois sistemas operacionais. A tecla Ctrl do Windows é substituída no Mac OS-X por Command (Logo Apple).

Abrindo documentos

Para verificarmos com mais detalhes os componentes da interface do Photoshop, abriremos um arquivo qualquer na área de trabalho. Se fotos ou imagens não estiverem disponíveis, é possível utilizar a pasta de amostras, que acompanha a instalação do Photoshop, para que possamos proceder no aprendizado do programa:
Assim, no Windows:

Siga o menu File > Open (ou tecle Ctrl + O) e indique o caminhoArquivos de programas/Adobe/Adobe Photoshop CS2. Isso feito, selecione o diretório Samples. Escolha um dos arquivos disponíveis. Ao clicar em uma imagem, uma miniatura dela será exibida na parte inferior da janela Open.




Agora, no Mac OS-X:


Abra o menu File > Open (ou tecle Command + O) e navegue entre as pastas Applications/Adobe Photoshop CS2/Samples. Selecione um dos arquivos disponíveis. Ao clicar em uma imagem, uma miniatura dela será exibida na seção Preview, da janela Open.





Nos próximos tópicos, conheceremos com mais detalhes alguns dos componentes da tela do Photoshop CS2.

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas é formada por botões de acionamento. A maioria das ferramentas possui submodos de operação que, na prática, são, muitas vezes, outras ferramentas, algumas delas com variações em relação à ferramenta original, ao passo que outras são completamente independentes. Esses submodos podem ser acessados mediante pequenas setas de extensão presentes nos botões das ferramentas. A habilitação das ferramentas e de seus submodos de operação pode ser feita por meio de um clique sobre o botão correspondente, ou pressionando teclas de atalho específicas. Para desdobrar o conteúdo de uma ferramenta exibindo os botões de ativação de seus submodos de operação, posicione o ponteiro do mouse na seta de desdobramento. O conteúdo dos submodos será exibido como vemos na Figura abaixo.

Ao pressionar o botão do mouse na seta de extensão da ferramenta Gradient, será exibida uma extensão contendo uma nova ferramenta, a Paint Bucket (Lata de Tinta).
As teclas de atalho para acionar uma determinada ferramenta podem ser “reveladas”. Para tanto, basta manter o ponteiro do mouse por alguns instantes sobre o botão da ferramenta correspondente, como exibe a Figura. Ao manter o mouse sobre o botão de uma ferramenta, uma etiqueta será exibida informando a tecla (ou teclas) de atalho para acioná-la.

Barra de opções

Quando acionamos uma ferramenta, suas opções e modos de operação podem ser modificados a partir de uma barra. Essa barra é contextual, ou seja, não possui informações fixas de parâmetros, modificando-se a partir do tipo de ferramenta ativada. Na Figura, temos uma barra de opções exibindo parâmetros referentes à ferramenta de laço (Lasso).

  Barra de opções exibindo parâmetros referentes à ferramenta de laço (Lasso).

Quando clicamos no botão da ferramenta varinha mágica (Magic Wand), a disposição da barra passa a ser como a da Figura

Paletas suspensas (painéis)

As paletas suspensas, também chamadas de painéis, normalmente são agrupadas em pequenas janelas. Uma janela pode armazenar uma ou mais paletas, conforme o tipo de trabalho a ser executado, facilitando o acesso a propriedades, ferramentas e quaisquer outros elementos.

Na Figura, temos duas janelas de paletas. A janela superior abriga as paletas Channels, Paths e History, enquanto a janela inferior apresenta apenas a paleta Layers.








Ao arrastar com o mouse a paleta Layers, da janela inferior, ela pode ser depositada na janela superior, permitindo acesso a partir do conjunto já existente de paletas, como exibem as Figuras



Paleta Layers, da janela inferior, sendo arrastada para a janela superior.



Paleta Layers, da janela inferior, posicionada na janela superior.



Para exibir a lista das paletas disponíveis no Photoshop CS2, abra o menu Window. Marque uma das opções para que a paleta correspondente seja exibida na área de trabalho. Desmarque se a utilização da paleta não for necessária, permitindo, assim, melhor visualização da área de trabalho. Note que no menu Window algumas das paletas podem ser acionadas mediante teclas de atalho.






Para retirar uma paleta de uma janela de paletas agrupadas, arraste sua aba para fora da janela. Uma nova janela para a paleta retirada será aberta.

Ferramenta Hand


A ferramenta Hand permite a visualização de partes do documento por meio do arraste do mouse. Ao acioná-la com um clique sobre seu botão na caixa de ferramentas, ou mediante a tecla H, o ponteiro do mouse indica sua ativação sendo exibido no formato de uma mão


@Frankstei Daqui
By: Hemerson Paranaguá



Nenhum comentário: