segunda-feira, 26 de março de 2012

Sobre o transporte público de SP.

Tou morando em SP a quase 2 meses (faz agora dia 28 de março!), e uma coisa que nesses 2 meses eu peguei bastante experiência, usei bastante, e vi muita coisa diferentes/interessante, foi o tal transporte público. E é justamente sobre ele que vou falar nesse post.


Muita gente fala mal do transporte público de SP. Eu, pessoalmente falando, acho ótimo. Um dos melhores que já vi. Vc vai de um canto a outro da cidade com apenas 1 passagem, tem ônibus pra todos os lugares, e uma malha ferroviária do Metrô e CPTM enorme. O que realmente faz o transporte ser ruim, são, sem dúvidas, os próprios usuários, e aquantidade deles, que concerteza é bem maior pro número de transporte 

No dia-a-dia, vc vê pessoas de todos os jeitos. Uns simpáticos, outros não tanto. E são os 'não tanto' que prejudicam tudo. Vc andar dentro de um trem cheio não é bom, e quando vc anda num trem cheio com pessoas mal educadas, folgadas, e etc, tudo fica pior. Eles não tem senso, não ligam pra opinião, e nem pelo bem estar do próximo. É incrível, é desanimador.


Eu tento ao máximo ser simpático com as pessoas. Todos os dias faço algo bom no caminho da faculdade, e na volta pra casa. Seja doar o lugar no trem, ou no ônibus pra alguém que tenha preferência, carregar a bolsa de alguém qualquer que esteja de pé, e até pegar embalagens, ou qualquer outro tipo de lixo que esteja em lugar apropriado pra jogar no lugar certo! Acho que tudo seria mais legal se todos tomassem esse tipo de atitude. Todos ficariam mais confortáveis. 

Uma coisa que eu tenho muita vontade de sair falando pra todo mundo, é que negatividade atrai negatividade. Ninguém tem culpa de vc ter que acordar cedo pra ir pro trabalho, aguentar chefes e amigos de trabalho ruins.  Ninguém tem culpa de vc ter que pegar ônibus cheios, com trânsito e tudo mais. Não precisa vir descontar indiretamente nas pessoas que estão ao seu redor. Experimente dar um sorriso pra pessoa ao seu lado, fazer uma simples boa ação, e vc vai ver como tudo vai melhorar. Eu nunca entro num trem ou num ônibus com cara de quem não ta feliz com isso. Entro sempre animado, com meu fone de ouvido, cantarolando. Faço de tudo pra não demonstrar agressividade a alguém que não tenha nada haver com a situação. Afinal, todos ali tão sofrendo da mesma for que eu.


Depois de ter desabafado, separei algumas coisas em destaque que quero comentar sobre esse mesmo assunto, tmb nesse post:

Super lotação: Como eu disse ali encima, a lotação nos ônibus e trens é muito pior quando as pessoas que estão nessa lotação são antipáticas, e não estão nem aí com o próximo. Mas, sabemos que disso, nunca iremos nos livrar. O que poderia acontecer pra que a super lotação acabasse, é o governo, e a prefeitura de SP investir mais na quantidade de trens e ônibus. É muita gente pra uma frota baixa, que pensando bem, não  é nada baixa...

Mapas desatualizados nas estaçãões: Em todas as estações, em todos os trens, e em todos os terminais do Metrô ou da CPTM vc encontra o mapa do transporte metropolitano da cidade de SP. O problema nisso tudo, é que em tantos mapas espalhados pela cidade, muitos deles estão totalmente desatualizados. Tenho como exemplo na estação da CPTM, no Terminal Grajaú, que é onde eu passo todos os dias. Os mapas lá, ainda dizem que o nome da linha é Linha C Esmeralda, e não mostram algumas estações e linhas recentes, como a 4 amarela. Eu mesmo já sofri com isso... em janeiro desse ano, me perdi por ter seguido um mapa antigo. Consegui me achar novamente, pq modestia parte consigo me virar bem aqui. Mas fico imaginando pessoas como turistas, ou pessoas que tem dificuldade. Acho um absurdo, e todos os mapas deveriam ser atualizados.

Preço: Bom, não posso dizer que R$3 é caro, mas tmb não posso dizer que é barato. Pra quem tem bilhete único, assim como eu, se torna tudo mais barato. Mas uma coisa que eu tenho raiva, é que diferente dos ônibus da SP Trans, a CPTM e o Metrô não tem integração entre eles mesmo. Não entendeu? Eu explico... em ônibus, vc entra em vários ônibus dentro de 3 horas, e só paga uma passagem. E isso é muito bom, pra quem tem que ir em algum lugar, fazer o que tem que fazer, e voltar pra casa, por exemplo. Já na CPTM e no Metrô, isso não é possível. Se vc sair da estação, e voltar em 5 minutos, vc terá que pagar mais R$3. Um absurdo. 


É isso. Acho que falei tudo sobre o que eu acho sobre o transporte na maior cidade do Brasil. Uma coisa que eu dependo muito, e não poderia viver sem. 

Nenhum comentário: