terça-feira, 13 de novembro de 2012

A porra do sensacionalismo!


Algumas pessoas dizem que a rede Globo de televisão consegue entrar na mente das pessoas, forçando as mesmas a acreditarem em certas situações que eles passam na telinhas. Eu acho isso uma grande idiotice, e acho que cada pessoa tem mente o suficiente pra não ser levado a coisas que jornais e programas da manhã transmitem para os telespectadores.


Mas, durante essas últimas semanas eu meio que mudei um pouco essa minha opinião, e comecei a VER que sim, as pessoas são levadas as notícias forçadas que as emissoras passam na tv. E como um grande exemplo disso, está fato dos 2849273 policiais mortos na cidade de SP. Todo mundo está malucamente amedrontado, evitando até de falar na cidade, já que todos esses policiais estão morrendo, e claro, se eles morrem, imaginem nós meros humanos inofencivos...

O problema nisso tudo não é nem a questão das pessoas serem influenciadas pela tv em si, mas sim a mente pequena de todos que acham que tudo o que se pasa na tv é tão grande e arrebatador quando é mostrado nela. As pessoas realmente acham que só AGORA estão morrendo policiais e que isso nunca havia acontecido. Porra, é difícil entender que eles estão fazendo esse auê todo focando nessas notícias por que está dando audiência, e isso certamente traz lucros? É como a histórias das crianças sendo jogadas pela janela, é só perceber: foi uma pobre criança ser arremessada, que várias outras começaram a surgir por aí. Parece que o povo acredita que é um efeito domino acontecendo normalmente, mas não pensam que antes daquela primeira ser jogada, e despertado a vontade de audiência das emissoras, várias outras também foram, sem ao mínimo passar nas emissoras locais das cidades onde aconteceu.

Isso me deixa nervoso, e eu já falei seriamente com várias pessoas que vieram com esse papinho de 'nossa, viu que perigo que está São Paulo?!'. Ah, faça-me um favor. Se não viveu na cidade, não conhece o lugar, a segurança ao pé da letra, fique em silêncio quando o assunto tratar sobre essa opinião escrota sobre a cidade.

Não é por que eu vivi 6 meses lá, que eu me vejo no direito e na experiência de falar isso tudo. A realidade é que pra ver que a cidade de São Paulo não é tão sem segurança como a televisão mostra, não é preciso passar anos por lá. A tv mostra apenas as desgraças da capital paulista, assim como qualquer outra cidade do Brasil. Eles falam sobre uma área perigosa de uma favela por exemplo, e as pessoas veêm como se São Paulo por completa fosse daquela forma. Isso é idiotice, e eu ainda vou provar que São Paulo não é tão perigosa quanto parece, e que não é somente agora que os policiais estão morrendo. 

E eu também não quero dizer que o fato da grande quantidade de policiais mortos é uma coisa boa, ou pouca... eu sei que são muitos, e independente de estar sendo tudo agora, ou de ser nada mais que sensacionalismo das emissoras encima da cidade, isso não é somente em São Paulo, e isso não faz que a capítal se torne mais pergisosa. Eu quero dizer que o fato deles comentarem por aí sobre esse grande número de mortes, deixando a entender que estão sendo mortos um atrás do outro enlouquecidamente só PIORA a situação de São Paulo, aumentando ainda mais a falta de confiança das pessoas que acham São Paulo uma cidade insegura.

Morei por lá o primeiro semestre de 2012, e andei muito pela região central de São Paulo a noite, muitas vezes com o celular na mão, conversando com alguém, sem ter o miínimo de medo. Pode ser que seja sorte minha, como muitas pessoas falam, mas ainda acredito que você só será roubado se andar em lugares que está na cara que é perigoso. Um beco, uma rua abandonada, um bairro perigoso e etc. Não fale o que você não sabe, vá na cidade e conheça primeiramente, pra depois sair dando sua opinião!

Nenhum comentário: