sábado, 30 de julho de 2011

Por que o céu é azul?

Bom, isso é uma coisa que TODO mundo um dia, já se perguntou. Todo mundo mesmo. Geralmente naquelas horas que se está com os amigos, e todos param, sentam, e começam a conversar sobre coisas sem sentidos, coisas que vão surgindo ao longo da conversa. Comigo já aconteceu isso. Mas esse post, não surgiu por causa disso. E sim, pq andando com a Taina na rua, ela conversando comigo, e com a Mônique por SMS, e derrepente, vem na cabeça das duas essa pergunta. A Tainá não sabia, a Mô tmb não. Aí a Tai veio me perguntar. Eu não sabia ao certo, mas tinha uma sugestão:


O que eu achava. (ERRADO) - Quando a gente olha pra cima,  nossa visão (linhas azul escuro!) vai até o 'infinito'. Então, a grande quantidade de ar,  se transforma na cor azul. 

Tá, minha explicação não foi das melhores, mas pelo menos a minha tentativa teve lógica! Aí, claro, essa grande curiosidade na cabeça foi tanta, que eu cheguei em casa, e resolvi pesquisar mais. Descobri que...


O que achei na internet. (CERTO) - O sol (bola amarela), solta na sua luz, milhares de cores. Só que ao passar na atmosfera (linha azul escura!),  devido a poeiras e  gases, as cores se dispersão, e somente as cores Azul e Violeta continuam no ar. Vemos apenas a cor azul, pq nossos olhos não são visíveis a cor Violeta. Isso faz com que o a gente veja o céu como vemos. 

Bom, não sei se expliquei bem, (sim! Eu li o porque, e escrevi o que eu entendi.), mas sei, que pelo menos, a dúvida da Taina, da Mônique, a minha e a de todo mundo, eu consegui tirar! Ou pelo menos boa parte dela. A página da internet que eu achei, explica bem melhor, e explica tmb o pq do céu ficar escuro com a chuva, ou vermelho em algumas tardes. Se vc quiser dar uma olhada, clique AQUI!

Se eu ficar sabendo, ou lembrar de mais alguma dúvida minha, ou de todos, eu volto aqui postar. Ou, se vc quiser que eu te responda algo, comente. Se eu não souber, vou procurar, e faço um post explicando!

Nenhum comentário: