segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comé que fica, linha?

De vez em quando me aparecem algumas dúvidas estranhas, algumas coisas que as respostas muitas vezes parecem ser lógicas, mas sempre tem algo por trás, que deixam as coisas bem mais complicadas. Foi isso que me aconteceu nos últimos dias. Não sei pq me veio essa dúvida, mas veio, e eu fiquei muioto curioso pra saber a resposta. E na aula de física, na sexta feira, eu aproveitei e perguntei pro professor. Levantei da minha cadeira, fui até a lousa, e fiz o mesmo mesmo desenho que vou colocar aqui no post. Claro que bem mais relaxado. Falando, eu consegui explicar, agora escrevendo, não sei se vou conseguir. Mas vou tentar!

Nós vemos a terra plana, por mais que ela seja redonda. Se a gente esticar uma linha (Linha VERMELHA nas imagens 'A' e 'B') em pequenos espaços, e deixar as duas pontas na mesma altura sem ter nada que interrompa essa reta, todo o meio dela vai continuar naquela mesma altura (Imagem 'A'). Mas se tiver algo no meio de onde vc esticar essa linha, o meio da linha vai sofrer uma mudança de altura, ou de lugar (Imagem 'B'). 


Agora, imaginem se a mesma linha fosse esticada de um lado ao outro da terra. Nesse caso, o 'círculo' da terra, já vai ser notado. Vamos imaginar que não houvesse nada que interrompesse essa linha. Como será que a linha ficaria? Como na imagem 'C', ou como na imagem 'D'?


Uma dúvida cruel, que sério, ta me matando. É difícil, pq cada opção, tanto a da imagem 'C', como a da imagem 'D', tem uma razão. A da imagem 'C', é pq a gente vê a terra como na imagem 'A', reta, a gente não consegue imaginar ela redonda, então, se a gente for pensar que a terra inteira é reta como parece, a linha vai ficar reta, com a mesma altura entre as duas pontas, como disse na explicação das imagens 'A' e 'B'. E a imagem 'D', é, se a gente pensar pelo lado da terra redonda, e comparar com a imagem 'B'. Nesse caso, o meio da linha, encostaria na terra. E não ficaria na mesma altura das pontas.

Não sei se consegui explicar certinho pra vcs. Tentei enviar pra minha prima ler, mas ela tava tomando vinho com as amigas, e não conseguiu pensar. HUAUHAUHAUHAUHHAU. Tomara que eu tenha conseguido! 

O professor, Aldo, que foi quem eu tentei explicar pra ter uma resposta, acreditem, NÃO ME DEU a resposta. Achei um cúmulo. Eu apostava nele pra mim saber. Por isso, se vc é um expert em física, e sabe o que realmente aconteceria, e pq, suplico que me explique no comentário. Ou se vc não é um expert em física, mas já viu algum lugar na internet que explique, comente com o link, please! 

Eu tenho ooooutra dúvida encucada aqui na cachola. Mas essa, vai ser preciso fazer um GIF, e eu não to com pique de fazer agora. Volto falar qual dúvida é, depois.

Nenhum comentário: