terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Meu vô. Meu querido vô.

A alguns meses eu postei aqui no blog sobre a saúde do meu Vô Paulinho, pai do meu pai. Postei tmb sobre o DIA DOS PAIS, que eu passei com ele esse ano. Dias dos pais esse que eu aproveitei como podia, e aproveitei como deveria. Pois, infelizmente com ele, foi o último.

Na terça, cheguei de SP, fui pra escola, e meu pai me ligou chorando. Eu já imaginei algo ruim. Ele disse apenas pra eu ir no hospital pq minha família toda tava lá! Perguntei o que havia acontecido e ele apenas repetiu: 'Venha aqui no hospital!'. Fui, e encontrei meus tios e tias todos lá. Encontrei meu pai, ele me abraçou, chorou, e me disse: 'Seu vô está quase indo, filho!'. Meu coração gelou. Entrei na sala que ele estava, e vi que aquilo realmente era verdade. Meu vô estava numa situação lamentável. Não estava tendo forças nem pra respirar direito. Fazia um barulho gigante no pulmão, e reclamava muito de dores. De madrugada, ele pediu leite com nescau (aos mumurros, pois não conseguia mais falar!). Falei que na minha casa tinha, e fui buscar com a minha tia Paula. Levamos, ele bebeu, e continuamos lá. Fiquei no hospital até as 5 da manha, me despedi dele com um beijo na testa, ele me olhou, com aquele olhar fundo, e fui embora. Certas horas, eu achava que seria melhor que Deus o levasse logo, se fosse pra ele continuar sofrendo como ele estava. Eu não gostava de pensar dessa maneira, e nem comentava com ninguém, mas, fazer oq. Depois de chegar do hospital, vi o RESULTADO DO VESTIBULAR, dormi, e acordei com meu celular tocando. Era meu primo Fabinho me falando: 'Italo, vovô acabou de morrer!'. Levantei num pulo da cama, tremendo. Pensei logo no meu pai, ele devia estar muito mal. Alguns minutos depois, ele me ligou pra me contar, chorando muito. Eu disse que queria ve-lo pra poder dar um abraço e falar com ele pessoalmente. Ele disse que estava indo pro hospital, e que era pra mim ir tmb. Fui e encontrei minha família toda. Tios, primos, primas, vó, e amigos. Foi muito triste. Eu ainda tava pasmo, não tinha conseguido chorar, mas quando vi minha vó, desabei. Tive que ir até medir minha pressão pq fiquei mal mesmo. Meu vô estava numa salinha do hospital, coberto. Fui até lá e depois fui embora. Ele foi enterrado dia 11.11.11. Uma data mais que marcante!

Paulo, Paulo Dias, Paulinho, enfim, meu vô. Ele foi uma pessoa sensacional, fazia todos rir, independente do momento! Era durão, e pra ele coisa errada não tinha vez. Tinha a família inteira (que não é pouca gente), debaixo das asas dele, e queria ajudar em tudo. Me arrependo de não ter passado mais tempo com ele. Teve sorte de ter os filhos que teve. Foram 6, e 13 netos. Uma família gigante, e unida, apesar das desavenças!

A mais ou menos 2 meses atrás, fez uma coisa que todos nunca imaginaram que ele ia fazer. Um pastor foi na casa dele, e ele disse que queria ser aceito na igreja, pq ele queria começar servir a Deus. Ele nunca foi uma pessoa que gostava muito disso. E horas antes de morrer, falou pro mesmo pastor, que ele tinha um sonho, e queria que esse sonho fosse realizado. Doou um pedaço do sítio dele, pra que fosse construída uma igreja. Ele realmente era uma boa pessoa!

Ele sempre me cobrou muito o estudo, e coicidência ou não, morreu no mesmo dia em que eu DESCOBRI QUE PASSEI no meu primeiro vestibular. Tenho certeza que ele iria gostar muito da notícia. Por isso dedico isso, e minha faculdade inteira a ele. 

Eu o amava, e ainda o amo. Vou sentir saudades, e minha ficha ainda não caiu. Eu ainda não havia perdido um vô/vó ainda, e é uma coisa sem explicação.

No velório, minha vó veio me falar uma coisa linda: 'Ele te deu leite quando ia vc ia em casa, sua vida toda. Te mandava tomar o quanto quisesse, e o último leite da vida dele, quem deu pra ele, foi você!'.

Agora resta dizer que ele foi o avô paterno mais fantástico do mundo, e que a minha família não seria o que foi, sem ele. Obrigado pelas lições de vida, obrigado pelas benças de todos os dias, obrigado pelos abraços, obrigado por me fazer comer feijão todos os dias (só ele me fazia comer feijão!!!), obrigado pelas lições de caminhoneiro, obrigado pela motivação na escola, OBRIGADO POR TUDO!

Um comentário:

Anônimo disse...

Q Lindo!