quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sim, eu dirigi!

Post Passado - Deveria ser postado por volta do dia 27/12/11.

Aprender a dirigir é uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa... na minha opinião, é claro! 
Dirigir pela primeira vez pra mim, é como se formar, é como dar o primeiro passo, é como falar a primeira palavra. Há pessoas que não ligam pra isso, mas eu ligo sim, e muito. Deve ser pq meus dois avôs (paterno e materno) foram caminhoneiros durante décadas e meu pai  por alguns anos. 
Vejo eles dirigindo desde que nasci, e sempre tive vontade de aprender. Quando eu tinha 9 anos, meu pai me colocava no colo enquanto dirigia, e eu guiava o carro por kilometros. Sempre fui fascinado, e a vontade de aprender sempre foi grande. 
Depois de adolescente, até cheguei a tentar por brincadeira algumas vezes, mas nunca dirigi de verdade. Lembro até que uma vez soltei o freio de mão do carro do meu pai, e sai do carro. Quando vi, o carro tava andando na decida da casa do meu pai, a caminho de uma ribanceira gigante com várias casas embaixo. Por sorte um amigo do meu pai estava na rua, e conseguiu entrar dentro do carro e puxar o freio de mão antes que o carro rolasse ribanceira a baixo. 

A paciência do meu pai deve ter acabado, a da minha mãe nunca existiu, e a dos meu avôs coitados, quando me dei conta de que eu poderia pedir umas aulas de direção, eles já estavam com idade avançada, e se não com a carteira vencida.

Infelizmente sempre convivi com isso. Sempre soube que se uma luz não entrasse na ideia do meu pai, eu nunca ia aprender a dirigir antes de completar 18 anos e poder entrar numa auto escola. A única pessoa que eu sempre achei que poderia me ensinar a dirigir, era a minha tia Paula, pois ela sempre falou que o sonho dela era ver todos os sobrinhos dirigindo, e sempre disse que um dia iria ensinar todos. Esse dia como vcs podem ver não chegou, e eu mais uma vez fiquei a mercê.

Tenho um primo chamado Fabio, mais conhecido como Fabinho, que é um ano mais velho que eu. Sempre brincamos juntos e sempre sonhamos em um dia poder dirigir. Ele enfim completou 18 anos e tirou sua carteira de motorista. Confesso que ver ele dirigindo enquanto eu ainda nem sair com o carro em primeira marcha sei, da uma invejinha boa. Mas sempre parabenizo, pq ele realmente dirigi muito bem!


No dia 23 de dezembro de 2011 fui pro sítio da minha vó pra poder passar o natal lá, e resolvemos sair só os primos e uma tia (a caçula entre os tios!) pra passear no centro da cidade. Ficamos na rua até umas 2hrs30min da manhã, e voltamos embora. No caminho decidi pedir pra ele deixar eu levar o carro. Pedi na maior brincadeira, (já que até então eu achava que todas as pessoas que dirigem tem o poder de dizer não em perguntas como essa.)  e recebi um: ‘Ali na frente eu deixo.’ Como resposta. Meus olhos brilharam na hora, e já comecei a tremer. Quando saímos da estrada de asfalto e entramos na estrada de terra ele parou o carro (numa subida, dizendo que se eu conseguisse sair dali eu seria um ótimo iniciante), sentei no banco do motorista, e fui seguindo as instruções.  Consegui tirar o carro do lugar, e segundo ele pra primeira vez, eu fui extremamente bem. Minha alegria subiu, e eu continuei andando e rindo muito. A vontade de que o destino não chegasse logo era grande. Por mim eu ficava ali dirigindo pro resto da noite.  Parece mentira, mas eu não me dei mal em momento algum, exceto na hora de trocar a marcha, já que era um Gol quadrado, e a marcha tava um pouco dura. 
Chegamos na frente da casa da minha vó, parei, minha tia e minha prima saíram, e eu continuei dirigindo até a casa da minha tia. Consegui parar e estacionar certinho (não precisei fazer baliza!), desliguei o carro, agradeci muito meu primo, e entrei pra casa.

A sensação de vc ta dirigindo pela primeira vez é extremamente única, e agora sim eu posso dizer que fechei 2011 com chave de ouro. Não posso concordar que aprendi a dirigir literalmente, pq se eu pegar um carro sem alguém do meu lado me falando o que eu devo fazer, não consigo nem sair. Mas posso sim concordar que as noções básicas, eu aprendi, e senti de verdade o que é dirigir!

Nenhum comentário: