sábado, 14 de abril de 2012

Sobre as minhas disciplinas na facul.

Ja fazem 2 meses que estou na faculdade, estou cursando 'Sistemas Para Internet'... já fiz provas, trabalhos, conheci os professores, as matérias, e já me sinto no direito de falar o que eu acho da coisa toda. 

Faculdade é uma coisa tensa. Muito tensa. Primeiro vc acha que escolheu o curso mais perfeito do mundo, acha que vai fazer coisas legais como aulas práticas (no meu caso, aprender a criar, programar, e desenhar sites em frente ao computador), quando na verdade (pelo menos no primeiro semestre), a única coisa que vc faz é ficar sentado numa cadeira desconfortável, vendo professor falar, falar, falar, e pedir pra vc responder questões chatas, e fazer trabalhos chatos que ninguém merece. 

PS: Se vc, assim como eu, entrou numa faculdade com 17 anos, ou entrou sem ter nenhum conhecimento no assunto, no curso, e gostou dela logo de cara, de todos os cursos, de todas as matérias, e achou de primeira o que vc quer pra sua vida... Parabéns, continue, termine, estude, que vc vai se dar muito bem na vida, pq esse é o seu negócio! (Apesar de eu achar que não existe ninguém!). 


Essa história da faculdade nunca ser o que a gente imaginava é realmente verdade, e eu vou explicar agora o que eu esperava de cada matéria, e o que realmente ela é: 

'Redes de Computadores e Internet', e 'Arquitetura de Computadores e Sistemas' - Bom, pra ser bem sincero, eu não imaginava que essas matérias iriam existir na minha vida. Uma é sobre tudo o que envolve redes de computadores, como se faz, o que é, quais os tipos e etc; e a outra, sobre hardware e o software de um computador, respectivamente, servindo assim como um apoio uma a outra. Pra mim, elas são matéria de 'Analises e Desenvolvimento de Sistemas', que são pessoas treinadas pra serem técnicos, e não pra 'Sistemas Para Internet', que irão mexer com internet em si. Logo, não posso falar o que eu esperava delas, pq sério, eu não queria nem que elas existissem! 

'Algorítmos e Programação' - Sim, eu esperava essa matéria, e foi por causa dela que eu quase desisti do curso lá no comecinho do semestre. Mas, por ironia do destino, hoje, é a matéria que eu mais gosto! No começo, eu imaginava que a gente iria aprender o que a gente está realmente aprendendo agora, mas com duas diferenças: a primeira, é que eu achei que iriamos começar com HTML, que pro mundo é o tipo de programação mais simples, e não por DEV C++ (que eu não posso dizer que é difícil, pq até então eu to me dando bem, mas pelo o que meus amigos programadores da sala falam, a coisa não é tão simples o quanto parece). E a segunda diferença, é o simples fato de que ao invés de programar no computador em todas as aulas, estamos programando no caderno, com lápis, e isso é uma bosta. Costumo dizer que é a mesma coisa que aprender a dirigir sem carro! 

'Comunicação Aplicada' - O maldito português... Quando comecei, eu já esperava alguma professora chata cheia dos sujeitos e predicados, mas que ensinasse mais a parte do inglês já que quase tudo por trás da interface bonita do computador é no idioma universal. E claro que não foi isso que aconteceu... tirando a parte de que a professora é extremamente legal (i love Tânia Regina!), a matéria não absolutamente nada haver com o curso. Até agora, fizemos aulas e mais aulas aprendendo sobre como tomar decisões, culturas, normas abnt, e etc, coisas extremamente fora do normal, e que com certeza não vai interferir em nada nas nossas vidas! A melhor parte até agora, foi que ela subsituiu a prova Complementar por um trabalho besta sobre placas escritas de forma erradas (alá Pracas do Meu Brazil!), que terá que ser apresentado.

'Lógica e Métodos Quantitativos' - Matemática, oi?! Outra matéria que eu tmb não fazia ideia de que iria existir, e depois que descobri, não fazia ideia do que seria estudado nela. Hoje, é a minha segunda matéria favorita. Ela ensina Lógica (ainda não começamos a parte de métodos!), como o nome já diz, e são coisas que eu jamais vi na minha vida, mas que sério, é coisa de passatempo. Tabela Verdade e etc... as vezes aparece um pouco de dificuldade, mas eu adoro fazer!

Pois é, as matérias de faculdades são um tanto complicadas ATÉ no nome. Não são coisas óbvias, e vc com certeza vai se perguntar no que aquilo vai interferia na sua vida. Logo, vc tem que se acostumar com tudo, como eu estou me acostumando! Agora, é ver como irei me sair no fim do semestre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Conheça o Senac pode não ser a melhor faculdade da cidade de São Paulo, mas chega bem perto disso!