quarta-feira, 5 de outubro de 2011

1 mês trabalhando, 1 mês que virei gente!

Hoje, dia 5 de Outubro, faz exatamente um mês que eu ESTOU TRABALHANDO! E por esse motivo, vim aqui falar como está sendo, e contar mais detalhes sobre meu primeiro emprego.

Pra quem antes dormia das 9 da manhã, acordava as 6 da tarde, ia pra escola, voltava, e ficava até as 9 da manhã denovo na internet, acordar as 4 da manhã todo dia devia parecer uma matéria muito difícil. Não é?! É, devia, mas pra mim, confesso que não ta sendo. Eu tenho duas táticas: UM) Acordar logo na primeiro toque do despertador. Tenho em mente, que apertar o botão 'SONECA' do celular, só atrasa a sua vida, e te deixa ainda mais preguiçoso! DOIS) Logo que acordar, ligar uma música agitada no celular e sair cantando. Sim, eu faço isso todos  os dias. Minha vó até reclama, mas eu não posso fazer nada. Eu prefiro acordar ela, do que me fazer dormir. hahahaha. Acordo fazendo essas duas coisas todo dia.


Trabalhar aqui esse 1 mês, foi, digamos, estranho. Um dia eu ficava alegre com meu trabalho, outro dia sentia frio na barriga, e se eu pudesse, voltaria correndo embora. Resisti. É um serviço de Deus... tanto que estou aqui, no meu trabalho, com um fone no ouvido escutando músicas, e digitando esse post pra vcs! Fico o dia inteiro assim atoa. Usando o computador, a internet. Apesar dela não ser rápida, mas da pro gasto. E é isso que me deixa tenso. Eu queria TRABALHAR, sabe, ter coisa pra fazer o dia inteiro, ficar ocupado, tendo compromissos. Não que aqui eu não tenha isso, mas é que aqui, o meu serviço, é literalmente ficar olhando pro telefone, esperando uma alma ligar, pra mim atender, ou uma carga de banana fica pronta, pra mim poder fazer um romaneio. Coisas que não levam nem um minuto de cada. Aí, o resto do dia, eu fico no tédio. Ounvindo barulho de caminhões, máquinas e etc. A coisa aperta das 6:30 da manhã, que é a hora que eu chego, até as 7. E depois, as 16, que é a hora que eu devia sair, até quando o ônibus sai. No meio do dia é muito sossegado. A maioria dos funcionários ficam espalhados pela fazenda, que tem 5 km de ponta a ponta. E aqui próximo ao escritório, só fica eu, meu chefe (que na verdade é meu encarregado, mas enfim.), as cozinheiras, e o mecânico. 

(Enquanto eu tava escrevendo esse trecho aí em cima, meu chefe passou atrás de mim, foi pra sala dele, voltou, parou, e perguntou se eu escrevo sobre o meu dia na internet. Eu disse que não de todos os dias, mas sim dos mais importantes e etc. Como hoje, que estou fazendo um mês aqui na firma. Ele perguntou se dava pra arrumar 'Minas' com isso, eu disse que possivelmente não, mas se ele quisesse, no face eu arrumaria. Ele disse que topa! hahahahahhaha. Mas enfim, agora meu chefe sabe que eu tenho esse blog, é capaz que tente ler, e isso quer dizer que eu tenho que tomar cuidado com o que eu escrevo aqui. O que faz com que o post não fique do jeito que eu queria, mas enfim! Acontece.)

Durante esse 1 mês, eu fui observando algumas coisas, e criei uma lista do que eu poderia falar aqui pra vcs. Coisas bobas, curiosas, etc etc etc. 

Pai bobo - Meu pai é muito, mas muito sentimental. No meu primeiro dia de trabalho, eu perdi o ônibus pra vir trabalhar. (Comecei bem, hahahahahha.) E corri pra casa dele, pra ele poder vir me trazer. Ele veio, e quando chegamos aqui na fazenda, atrasados, falei com meu chefe (que esse sim, é realmente meu chefe!), e fui dar tchau pra ele. Abracei, dei um beijo, ele olhou pra mim, e começou a fazer um discurso de pai pra filho, digamos assim. Falou, falou, falou, eu prestei atenção, e quando vi, as lágrimas rolaram no olho dele. A coisa mais legal que ele falou foi: 'Vai fundo, que eu sei que um dia vou te ver patrão!'. OOOWN!

Amigas da madrugada! - Eu acordo as 4 da manhã, e sai de casa as 5. Espero o ônibus sempre no mesmo lugar. E todo dia, quando estou indo esperar o ônibus, eu encontro, sempre no meio da ponte, duas mulheres. Aparentam ser mãe e filha, não sei. No começo, passávamos de cabeça baixa, mas com o tempo, fomos pegando amizade com os olhos. Quando a gente se encontra agora, desejamos bom dia uma pro outro, um sorriso, e continuamos andando. Elas fazem caminhada. Amigas da madrugada, obrigado pelo 'BOM DIA' animado de todas as manhãs. Isso me alegra!

Amigo Inconveniente - Depois de falar com as amigas da madrugada que citei acima, e chegar onde eu sento pra esperar o ônibus, vem um tiozinho, que trabalha aqui na fazenda tmb, tentar puxar assunto. Só que o problema, é que não é todo dia, que as 5 da manhã, eu estou animado pra conversar. Outra que ele vem falando, sem nem me chamar, pra mim olhar pra ele. E nesse momento, eu sempre to com fone de ouvido no último volume, então mesmo não querendo, eu tenho certeza que já deixei ele muitas vezes no vaco!

Canto, vem-ni-mim! - Quem anda de ônibus sabe o quanto é ruim andar sentado do lado do corredor. Todos imploram pra sentar ao lado da janela. Seja por querer ver a vista do lado de fora do veículo, ou pra poder encostar e tal. Eu, nesse aspecto, fui bem azarado. Como eu cheguei bem depois de todo mundo aqui, eu não consegui pegar um lugar bom no ônibus, por isso, sento do lado do corredor. Dei sorte de ter pelo menos coneguido um lugar pra sentar. Vem gente em pé todos os dias! Todo dia é um sufoco. Fico torcendo pra algumas das pessoas que sentam nos cantos que eu enxergo faltem, pra que eu possa pular pro lugar deles, e vir confortável dormindo. Dias desses, o Mauro, que senta no canto do banco da frente não subiu onde ele geralmente sobe. Fui que nem um louco pro lugar dele, logo que vi a porta do ônibus fechando. O ônibus não passou 10 metros do ponto que ele subia, ouvimos um grito. Olhei pra trás, e vi ele vino correndo. Tive que voltar com a cara pelada pro lugar onde eu sento. HAUUAHUA. Mas, sentar no lado do corredor não quer dizer que eu venha desconfortável. Minha vó fez dois mini travesseiros pra mim. Aí quando eu sento, eu coloco um atrás da cabeça, pra mim poder enconstar, mesmo que seja naquele ferro que fica atrás, e o outro eu sento em cima. hahahahahah. Sou esperto!

Gago pra vereador. - Depois que eu entro no ônibus, ele da uma longa volta pela cidade, pegando o povo pra trazer pra fazenda. Enquanto isso, é claro, eu já estou no décimo sono. E viria até a fazenda assim, se não fosse o Gago, que sobe no ônibus na última parada. Ele espera todo mundo que sobe no mesmo lugar se sentar, pr dai sim começar a procissão de todo dia. Ele vem falando, pegando na mão de todo mundo, desde o primeiro banco, até o último. E claro, me acorda pra falar comigo tmb. Antes eu virava a cara, falava com ele, agora, eu só estico a mão, e nem abro o olho. HAUHAUHAUHA. Quase todo mundo faz isso. Ele sabe que enche o xaco, por isso ele faz! É um sacoooo! hahahhaah.

Mecânico gente boa - Eu passo a maior parte do dia no tédio aqui no escritório, como eu disse ali em cima. Mas, pode ter certeza de que se não fosse o mecânico, seria bem pior. Isso pq ele é mt gente boa, ele faz  a gente rir o dia inteiro. A gente já é amigos de trabalho desde o primeiro dia. Lembro que começamos a conversar no refeitório, e depois disso não paramos mais. É só ele ficar sem nada pra fazer lá na oficina, que ele vem pra janela do escritório bater papo. Outro dia um caminhão passou em frente ao escritóio, e por ser alto demais, arrancou todos os fios que atravessam a estrada. O chefe falou pra ele arrumar, e ele me chamou pra ajudar tmb. Foi o dia que mais ri aqui na firma, meu deus. Eu acho legal quando ele vai na cozinha falar com as cozinheiras. Cada dia ele chama elas de um nome. É 'Dona Tereza', 'Dona Luzia', 'Dona Maria', 'Dona Regina', 'Dona Márcia', enfim, cada dia é um nome. Eu morro de rir quando ouço. HAUHAHUAHUA. 

Superiores, eu tenho sorte! - É, eu tenho sorte no quesito superiores. Os meu chefes, que são dois, um deles encarregado, são muito gente boa. E não to falando isso pra agradar não. É sério. O Jefferson, o encarregado, é gente boa pra caramba, conversa relax comigo, e me tirou a imagem 'tenebrosa' que eu tinha de patrão na minha cabeça. O Dan, o chefe mesmo, é tmb gente boa, conversa comigo normal, mas sempre no jeitão 'de boa' dele. Calmo, muito calmo. Ele vem uma vez por semana pra fazenda. 

Cozinheiras, suas lindas! - Sabe quando vc encontra uma amizade com pessoas bem mais velhas que vc, e aquela amizade só cresce, até chegar ao ponto delas ficarem como se fossem mães, avós, e etc? Então. Faz um mês que estou aqui, e as cozinheira, em especial a Vera, já estão assim comigo. A Rosa não tanto, pq ela fica a maior parte do tempo limpando tudo, não para muito na cozinha. Agora a Vera, meu deus, ela pergunta se eu to com fome, se eu to com sono, se eu to com frio, e se preocupa mesmo. É só ela me ver com uma cara de triste, que ela me pergunta se eu to bem, se eu quero remédio pra algo, e etc. No almoço, ela não me falou nada, mas eu percebo que ela capricha mais na minha mistura. hahahahaha. No café da manhã, de vez em quando acaba o leite, mas mesmo assim o meu vem com. Mas como? Pois é, ela pega do leite em pó dela pra por no meu café. É uma fofa. Todos os dias de tarde quando a Rosa vem limpar o escritório, eu saio pra dar uma esticada, e é quando a Vera ta limpando a rampa da cozinha, que tmb fica do lado de fora. Nós ficamos conversando, e rimos muito. Ela tem espirito de jovem, muito animada. Eu ainda não perguntei, mas acho que ela é nordestina. Sabe aquelas nordestinas arretadas? Então!

Espuma pra todos! - Pela misericórdia de Deus, eu imploro: Tirem aquela máquina que produz espuma mágica daquele banheiro! HAHUAUHHUAUH. Vcs não tem noção, eu sou fissurado por espuma, é uma das coisas mais legais que existem no mundo. E logo onde eu trabalho, logo em um lugar que eu fico sozinho praticamente o dia inteiro, tem uma máquina dessa. Agora imaginem a merda. Eu to lavando a mão trezentas e cinquenta vezes por dia. Minha mão nunca ficou tão limpa. Qualquer sujeirinha, qualquer pósinho, eu corro lá lavar a mão. Mas claro que não é por lavar a mão, e sim pra BRINCAR com a espuma da maquininha. É uma espuma LINDA, bem lisinha, sem ar nenhum. Parece chantili, e da vontade de comer. Tirei foto pra vcs verem!


Suco do demonho, digo, de mamão! - A comida aqui é ótima. Feita pela Vera. Muito caprichada. O problema, é o suco. O dono da fazenda, meu chefe, tem outra fazenda que produz Mamão e maracujá. Então, pra economizar, ele traz de lá as frutas pra fazer suco aqui. É tudo natural, tudo legal. O suco de maracujá, eu amo. Fico feliz quando vejo a Vera jogando as cascas fora, pq sei que vai ser isso no dia. Agora, o de mamão, SENHOR. Eu já não curto mamão. Imaginem suco disso. Digamos que seja uma vitamina sem leite, só com água. É um suco grosso, paposo, que não, não combina com comida salgada. Eu tive que aprender a gostar, ou melhor, aprender a conviver com ele. É muito ruim, e não sou só eu que não gosto. O mecânico, e meu tio, que tmb trabalha aqui, tmb não gosta.Mas, fazer o que. Se não tomar esse, como sem liquido, então...

Depois das coisas legais, vamos para o papo ruim: Eu já estou aqui a um mês, parece que estou gostando. Aliás, to sim gostando, se eu não tivesse, ja teria arredado o pé daqui faz tempo! Mas eu não estou adorando. Estou levando. Ja to cansando dessa vida de dormir-trabalho-escola-dormir-trabalho-escola. Poxa, eu quero me divertir, e mesmo que eu tenha o fim de semana pra isso, não é o suficiente. Ok, que eu vou ter que ser rico, ou seja patrão pra ter folga de meio de semana. Mas não é de folga que eu to falando. O problema é aqui, o lugar onde a fazenda fica. É muito longe. Eu começo a trabalhar as 7, mas saio as 5 de casa. Meu horário termina ás 4, mas eu chego em casa 5:30. Só nessa brincadeira, eu perco 3 horas do meu dia. Horas essas, que eu poderia ta dormindo, ou fazendo algo. Acordado em casa, eu passo APENAS 3 horas, considerando o tempo que eu levo pra me arrumar de manhã pra trabalhar. Isso não é legal, e não é obrigatório. Conheço muita gente que trabalha em serviços piores que o meu, e que fica muito mais tempo em casa. Não estou gostando disso, e não sei se eu vou aguentar ficar aqui por muito tempo. Mas vamos lá, bola pra frente. Vou tentar levar até onde der!

Eu vou receber esse um mês que estou aqui, daqui a 3 dias, ou seja, no sábado. E é claro que eu volto postar o que eu fiz, ou o que eu pretendo fazer com meu primeiro salário!

Nenhum comentário: