quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Enem 2011. Provas.

Eu falei AQUI quando fiz a inscrição pro ENEM. E quase 5 meses depois, chegou a tão tenebrosa data. Fiz as provas, e vou falar mais sobre isso aqui, nesse post!

Muita gente tava reclamando do nervosismo, da ansiedade e etc nas redes sociais, e nas conversas sobre o assunto com os amigos. Eu, particularmente, não tava nem aí. Não mesmo! Eu tava era com preguiça de ter que ficar 5 horas sentado  numa cadeira, dentro de uma sala, fazendo uma prova com 90 questões, e ainda, tudo isso, multiplicado por 2!


Sábado - Acordei brigando com a minha vó. Ela acha que o ENEM é tipo A PROVA QUE SE VC NÃO PASSAR VC VAI SER MENDIGO PRO RESTO DA VIDA!!! Caaaaalma vó, essa prova é só pra ver o nível da educação do país, e ver se vc tem direito de ganhar uma bolsa pra faculdade. Só isso. E é realmente assim que eu penso. Mesmo a parte das bolsas sendo importante, eu não morro por ela não. Se eu conseguir beleza, se eu não conseguir, idem. Eu tinha combinado de ir pra escola junto com o Renan, já que a escola era longe, e a gente ia fazer no mesmo lugar! Sai de casa 12:10, passei na papelaria pra comprar caneta preta, e tinha uma fila de pessoas comprando a mesma coisa que eu. Sai de lá 10 minutos depois, e fui em direção a casa do Renan. Quando tava a 30 metros da casa dele, lembrei que tinha que levar o papel que tinha chegado pelo corrêio. Voltei correndo em casa, peguei o papel, discuti mais com a minha vó, pq ela achou que eu tinha perdido a hora, e voltei pra casa do Renan. Quando cheguei na frente da casa dele, lembrei que eu tinha que levar o RG. Tchãrã. Tive que voltar correeeendo em casa. Isso já era 12:40. Voltei em casa, discuti maaaais com a minha vó, e voltei pra casa do Renan. Nisso, ele já tinha me mandado 450 mensagens perguntando se eu não ia mais. Cheguei na casa dele morto, sem ar. Tomei muita água, e fomos pra escola. Chegamos lá, e encontramos o fiscal fechando o portão. Conseguimos chegar a tempo. Mas muito atrasado. Fui pra minha sala, e encontrei o Ivan. Uma das únicas pessoas que eu conhecia lá! A prova começou, e eu fui ficando mais cansado e estressado a cada minuto que passava. 90 questões com textos intensos e chatos. Uma hora depois do inicio da prova, escuto um barulho de plástico, olho pra frente, e a menina tira uma barra de chocolate branco da laka de dentro da bolsa. Achei estranho, achei que não poderia comer lá dentro, mas normal. Podia sim. Não podia usar caneta que não fosse produzida em material transparente. O celular não podia ficar ligado, tinha ficar sem a bateria, num saquinho lacrado, mas comer, sem problemas. Não entendi. Passei a prova inteira olhando praquela barra de chocolate, e prometi a mim mesmo que no dia seguinte, eu traria uma pra mim comer tmb! A hora foi se passando, e a cada meia hora, as fiscais tiravam um adesivo de uma espécie de relógio que tava grudado na lousa. Tive a impressão de que aquele relógio parado na minha frente, fez a hora demorar a passar 10 vezes  mais lerda. Algumas horas depois do começo da prova, o calor tava insuportável. Resolveram ligar o ventilador. Eram 2. Um de teto, e um de parede. O do teto começou a fazer um barulho tremendo, parecia que ia cair. A professora ficou com medo, e foi pedir pra desligarem! Eu tmb achei que ele ia cair. E não foi coincidência quando eu cheguei em casa e vi ESSA notícia na internet. Ou foi?! hahahaha. Terminei a prova faltando 1 hora pra dar 5 da tarde. Pra que eu pudesse trazer a prova pra casa, eu teria que esperar até as 5. Ok, esperei. O Ivan tmb esperou, e enquanto a gente esperava, resolvemos conversar um pouco. Resultado: Levamos a única carcada do dia, da sala toda, das fiscais! HAUAHUAHUAH. Minha cara foi no chão. Tenho certeza que a do Ivan tmb foi, mas susse. Passou! Deu 5 horas, pegamos a prova, e zarpamos embora!

No sábado a noite, os gabaritos das provas de todas as cores já estavam na internet. Como eu tinha trazido a prova pra casa, consegui ver o quanto eu acertei. Maaaas, não vou falar aqui. Quero esperar até que o resultado oficial, com o total de acertos de cava participante saia, pra poder falar. Ok?! ahahaha.

Domingo - Como no sábado eu já tinha quase chegado atrasado na escola, e por pouco não tinha entrado. No domingo eu fui um pouco mais esperto e fui meia hora antes. Passei na padaria, comprei uma barra de chocolate branco gigante, pois como disse, eu iria levar, só de raiva de ter ficado com vontade no dia anterior. E depois passei na casa do Renan, e fomos. Como somos dois lerdos, chegamos quase encima da hora na escola. Entramos, e quando eu tava assinando a folha de presença na porta da sala, veio um homem, bateu nas minhas costas, e pediu licença pra professora, falando que precisava falar comigo. Eu achei hiper estranho, mas fui. No meio do corredor, ele vira pra mim e fala: 'Agora vc vai ter que responder pelo seus atos!'. Achei super estranho, mas fiquei de boa, eu não tinha feito nada.... mentira, fiquei morrendo de medo, mesmo eu não tido feito nada! Quando entramos na diretoria, ela me fala que era brincadeira, e que eu tava ali apenas pra servir de testemunha, de que as provas tinham vindo lacradas. Ok, eu sou FODA! HAUAUAHAUHHAUHHUA. Voltei pra sala, as fiscais entregaram as provas, e começamos a fazer. Logo no começo, tinha as questões de inglês, e de espanhol. A pessoa respondia a língua que tinha escolhido. Eu, como falei AQUI, escolhi espanhol, por ser uma coisa que eu consigo entender bem. E pra minha sorte, NADA de gramática. Tudo interpretação de texto. Consegui ler todos os textos, e responder as questões facilmente. Um pouco depois, uma bela surpresa. Virei a folha, e dei de cara com uma questão falando sobre um teaser da edição das Noites do Terror de 1999. A questão não tinha nada haver sobre a edição, ou sobre o parque. E sim, o jeito que a abordagem na imagem foi feita. Adianto que eu ACERTEI a questão, e que eu fiquei muito mais feliz em fazer a prova depois que vi. hahahahaha. Abaixo, a imagem da questão.


Resolvi abrir a barra de chocolate que eu havia levado, e descobri que ela tava derretida. FU! Coloquei ela encima da mesa, e como o ventilador tava ligado, ela voltou ao normal um pouco rápido. Comi muito chocolate o dia inteiro, com muito gosto. Fiz a redação quando cheguei na metade da prova, pra caso não dar tempo, não fazer com pressa. O tema era 'Viver em rede no século XXI: O limite entre o público e o privado'. Eu acho que me sai bem. Conseguir me expressar bem. Mas o problema foi que eu esqueci de colocar parágrafo, e de dividir o texto em 3 partes. Não sabia que era obrigatório. E outra coisa, foi que eu esnobei a parte do tema sobre limites entre o púbico e o privado totalmente. Não falei nada sobre. Na verdade nem sabia o que era. Falei só sobre vivem em rede no século XXI. To muito curioso pra saber o resultado! Fiz a prova bem, consegui resolver algumas coisas em matemática, português tava bem cansativo por ter muito texto. Mas foi susse. As quase 6 horas de prova passaram-se bem rápido.   E denovo, a única bronca do dia, foi em mim, e no Ivan. HUAAHHUUHAHAU. Quando eu tava fazendo a redação, me veio uma dúvida na cabeça. Se o certo era 'tenha ouvido', ou 'tenha escutado'. Virei, perguntei pro Ivan, e a fiscal viu. Meteu carcada! HUAHAUHUHAUUHA. Mas relax, essas coisas só servem pra rir depois! Acabei a prova 20 minutos antes do tempo de liberação da prova. Não tava com paciência de ficar esperando. Deixei ela lá. Logo, eu não sei quanto acertei no domingo!

Os gabaritos já foram divulgados AQUI, mas como eu disse, não trouxe a prova de domingo, então não sei quanto eu acertei na prova total. Sei só o de sábado. Mas eu volto pra falar sobre meu resultado quando sair. E já ta marcado pra sair nas primeiras semanas de 2013. 

Nenhum comentário: