quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Primeiro salário!

Você passa dias, semanas, meses, e até anos procurando um trabalho digno, pra que vc possa trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro, pra não ter que depender de pai, mãe, enfim, de qualquer outra pessoa pra comprar as coisas que vc gosta. No meu caso, foram meses. 2 pra ser mais exato. ARRUMEI O EMPREGO, trabalhei UM MÊS, pra daí sim, poder pegar meu primeiro salário. Primeiro salário, que tem alguns sentidos diferentes. Quando vc começa a trabalhar em uma empresa, mas já trabalhou em outras. E quando vc literalmente começa a trabalhar no seu primeiro trabalho.

Eu deveria ter falado sobre isso aqui no blog faz muito tempo! Mas não deu, de verdade. Fazem quase 2 meses que peguei meu salário, e quase 3 que arrumei o emprego. Tudo passou muito rápido, mas agora o post sai! E eu prometo que vai ser como se eu tivesse feito ele bem antes!

Eu comecei a trabalhar dia 5 de setembro, então esperava receber dia 5 de outubro. Era o certo. Mas, onde eu trabalhava, o salário era entregue apenas no primeiro sábado, após o dia 5. No caso, dia 8 de outubro! Fiquei esperando ansioso pelo dia certo, mas infelizmente, eu teria que esperar até o dia 10, já que eu não ia trabalhar aos sábados, por causa do meu CURSO. E quando o grande dia chegou, eu fiquei só alegria. Eu trabalhava no escritório, entao eu tive acesso ao meu cheque o dia inteiro, mas só pude por as mãos nele à tarde. O momento em que meu chefe veio com ele pro meu lado, devo ter ficado branco. Eu nunca havia ganhado tanto dinheiro de uma vez, na minha vida. Foram R$620. Um dinheiro merecido, que eu tinha 'suado' (suar naquele serviço era um pouco difícil...) pra conseguir. Um cheque, com meu nome impresso nele. Perfeito. Aquele dinheiro era meu, e nem minha mãe podia tomar de mim! HAUHAUAHA. Tirei foto pra por aqui no blog:


Sai do serviço doido pra chegar na cidade, e ir trocar esse cheque logo! Vim em casa, fui onde eu tinha comprado o CELULAR, pra ver se eles trocariam o cheque se eu já pagasse uma parcela, e eles não tinham dinheiro suficiente no caixa pra trocar. Fui atrás da minha mãe, encontrei meu pai, que já queria pegar o cheque todo pra ele, HAUHAUAHA, encontrei a Marcinha, que ficou mega feliz em me ver com meu primeiro salário em mãos (ficou mais feliz que meu pai. Ok.). Passei em mais alguns lugares pra ver se alguém trocava, e voltei pra casa. Minha vó disse que o gás estava acabando, e eu poderia ir no mercado comprar com o cheque, pq dai eles trocariam pra poder me dar o troco, e depois minha mãe me daria o valor. Fui, e infelizmente eles não trocavam, mesmo eu comprando o gás! Saí cabisbaixo do mercado, com uma raiva do caramba, pq até aquele momento eu não havia visto a COR do meu dinheiro, e sim um pedaço de papel colorido na minha mão! Por sorte, encontrei meu tio Val. Perguntei se ele sabia onde eu poderia trocar, ele pediu pra ver o cheque, viu, e disse que ia trocar pra mim. Fomos até o carro dele, entramos, ele me deu o dinheiro, pegou o cheque, falou pra mim guardar todo o dinheiro no bolso, esperar um pouco, pra poder sair do carro. Mó sistema de segurança. Vim pra casa, assustado, com medo de ser assaltado. HAUHAUAHA. Afinal, eu tava com mais de 30 notas de R$20 no bolso! Cheguei em casa sã e salvo, tirei o dinheiro, e fiquei olhando aquele monte de cédulas por alguns minutos, enquanto conversava com a minha vó! A como aquilo foi bom. Nunca tnha sentido nada igual! Não vejo a hora de começar a trabalhar num lugar que eu goste, e que eu receba bem, pra poder sentir isso todos os meses, consecutivos!

Eu sempre falei que quando eu recebesse meu próprio salário eu ia achar um jeito de me organizar, pra que eu soubesse tudo o que eu gastei, tudo o que eu tenho que pagar, quanto eu gastei, e etc. E fiz isso. Criei uma planilha no excel, sem muita frescura de fórmulas e etc, e deu nisso:


Nessa tabela, coloquei tudo o que eu comprei durante o mês que eu trabalhei. Algumas coisas como vcs podem ver na imagem acima, tem parcelas, que terão que ser oagas até janeiro. Eu PAREI DE TRABALHAR um mês depois que entrei. Agora vcs me perguntam: 'Como vc vai pagar tudo?!'. Haahahah, isso me assombrou durante um tempo. Depois que eu sai, minha mãe disse que eu teria um mês pra arrumar outro emprego, senão ela ia pegar tudo o que eu tinha comprado, pq ela não ia pagar tudo isso, com as coisas sendo minhas. Mas passou esse um mês, e ela se rendeu, disse que me daria essa colher de chá, e iria pagar as coisas, sem tomar nada de mim! Eu amo minha mãe! HAUAHUAHUAHA.  O 'Variados',  vcs podem ver que tem o maior valor. Ali, está incluso absolutamente tudo o que eu gastei de valores pequenos, no mês de Outubro. Eu chegava em casa a noite, todos os dias, e lembrava tudo o que eu comprava, fazia a soma, e colocava na tabela. Ficava uma coisa meio que '10/10 = R$15'. hahahahhhaa. No final do mês, eu vi que a tabela funcionou, pois eu contava o dinheiro que eu ainda tinha, e dava certinho o valor que aparecia ali no 'Sobra' da tabela.

Antes de trabalhar, eu achava que quando eu fosse pagar uma conta grande, como meu celular, eu iria ter dó de dar todo aquele dinheiro, já que eu tinha trabalhado dias pra conseguir aquela quantia. E isso não aconteceu. Acho que pq eu tinha na cebeça que eu tinha que pagar, e tmb pq eu tava utilizando o motivo de ter que gastar o dinheiro. Diferente disso, eu tive foi muita alegria em ir, e pagar MINHA CONTA! Sei que isso não vai ser legal pro resto da vida, e que daqui uns meses, eu vou enjoar de ter que pagar  elas Mas por enquanto, que são poucas, foi bem legal! hahahahhaha.

Outra coisa que eu queria falar, e que concerteza se eu levar tmb pra vida toda, eu vou me dar  bem, é conseguir administrar o dinheiro durante o mês inteiro, sem chegar no fim do mês, sem dinheiro no bolso. SIM, EU CONSEGUI! Deu dia 5 de novembro, e eu ainda tinha os R$2,60 que estão ali na tabela. E sem burlar. Não peguei 1 centavo se quer dos meus pais no mês de outubro. E isso é sério. Fiquei realmente muito feliz por isso. MUITO! Ano que vem vou precisar disso!

Eu trabalhei 1 mês e sete dias. Recebi os R$620 do primeiro mês completo. Recebia por volta de R$21,50 reais por dia, e por isso, tinha que receber mais ou menos R$150 por ter trablhado mais 7 dias fora do mês. Esperei pra receber esse dinheiro mais ou menos 15 dias, pedi pro meu primo (que trabalha lá), trazer o cheque pra mim. Ele trouxe, e quaaaaaando eu vi o valor, quase cai pra trás. Recebi R$343, por sete dias trabalhados. Eu não imaginava nunca que iria receber tudo aquilo. Foi ótimo, pq eu realmente precisava receber mais do que eu teria que receber. HAUAHUAHUAH. Achei que tinha sido um erro, mas minha mãe me disse que não, eles não tinham se enganado, e sim, que eu tinha que receber tudo aquilo. Eu não fazia ideia de pq, mas ela me falou que mesmo eu tido trabalhado apenas um mês, eu tinha direito a 13º, INSS, e etc. Fiquei feliz demais. Me ajudou muito!

Queria continuar recebendo meu salário todo mês, mas infelizmente naquele trabalho não dava. Ano que vem, como vcs podem ver AQUI, eu vou embora pra estudar e trabalhar. E lá quero arrumar um trabalho onde eu me sinta bem, e ganhe bem. E assim, vou ver se eu vou conseguir seguir o que eu fiz com meu primeiro salário, pra todos os outros na minha vida! E há, nao há nada melhor do que vc ter seu próprio dinheiro, pra poder gastar com o ue vc quiser. Enfim!

Nenhum comentário: